sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MENSAGEM DO COMANDANTE AO OFICIAIS DO CPI-9

Queridos(as) oficiais do CPI-9,

Estamos encerrando mais uma rodada de Audiências Públicas com a Comunidade, a última do ano de 2014 (transferimos a agenda de dezembro para janeiro para que pudéssemos comparar o ano passado com 2013), consolidando um programa de suma importância dentro do contexto da filosofia de polícia comunitária e que se insere nos eixos “aproximação com a comunidade” e “transparência”, colocados pelo Comando do CPI-9 como centrais no seu plano de comando para a região de Piracicaba.
Dentro do que foi permitido pela minha agenda procurei participar de várias Audiências neste mês e sei das dificuldades que existem para dar o evento o grau de importância que ele deve receber da comunidade.
Cheguei a ir a reuniões onde havia apenas um civil participando: e não foi numa cidade pequena, foi na cidade sede de um Batalhão, cujo nome omitirei por não entender relevante citar.
Enfim, há muito trabalho pela frente e todos nós devemos estar conscientes de que este mudança passa, necessariamente, por um esforço adicional de cada um.
Registro que, na avaliação de desempenho deste ano coloquei para os Comandantes de Cia metas específicas para Audiências Públicas, buscando aumentar o nível de adesão pela comunidade nestes eventos.
Não quero aqui depreciar aqueles que realizaram reuniões sem a presença de grande público: imagino que não tenha faltado empenho ou boa vontade! Mas é preciso ter a convicção de que é possível melhorar...é possível fazer realidade o sonho de ter a comunidade do nosso lado, ouvindo o que temos para dizer e participando na construção de uma sociedade mais segura.
Vou, na linha que julgo mais adequada, apontar um exemplo de como é importante o envolvimento de quem comanda para fazer com que as coisas aconteçam e, este tipo de evento tenha  brilho e atenda os objetivos.
No ano passado, quando realizei uma visita ao Pelotão da PM e à Prefeitura de Arthur Nogueira, área da 3ª Cia PM do 19º BPM/I, e encontrei um cenário muito preocupante: senti uma tropa desmotivada, um certo afastamento das demais forças de segurança e autoridades muito descontentes com a atuação da PM na localidade.
Há quase duas décadas um oficial não era designado para comandar a sede do Pelotão!
Determinei então ao comandante do batalhão que fizesse um esforço e designasse um Tenente para lá, tendo o Ten Cel PM Marcelo escalado o 1º Ten PM Alcântara para a missão.
Em poucos meses, com muito trabalho e uma excelente estratégia de comunicação e de aproximação com a comunidade e as autoridades, o oficial reverteu um cenário que era desfavorável e hoje a PM goza de grande prestígio em Arthur Nogueira.
Alcântara, esse importante colaborador, tem dado peso a todas as suas iniciativas enquanto comandante da polícia ostensiva de uma cidade, não fazendo diferente em relação às Audiências Públicas.
Na última realizada na cidade, em 28/1, nada menos do que 55 civis (ver fotos), membros da sociedade nogueirense e autoridades locais compareceram, demonstrando, na prática, o quanto de fato a PM angariou reconhecimento perante aquela comunidade.


Meus amigos, estou falando de um Tenente, de um jovem que entendeu o quanto é importante o seu papel, foi lá e fez acontecer!!!
E todos nós somos importantes: o primeiro passo talvez seja cada um ter a exata noção disto!!!
Que o exemplo deste jovem da nossa equipe estimule e seja referência para todos: do mais recruta dos soldados até este Coronel que insiste (por acreditar!!) em escrever mensagens motivacionais visando despertar as pessoas para o seu real valor.

Atenciosamente,

Humberto Gouvêa Figueiredo - Comandante


Seção de Comunicação Social do CPI-9

24º BPM/I PARTICIPA DO PROGRAMA ROTATIVA NO AR DA RADIO PIRATININGA

No dia 29 de janeiro de 2015, ao meio dia, estiveram presentes na Radio Piratininga de São João da Boa Vista o 1º Tenente PM Fernando Medeiros Gonçalves, da 1ª Cia do 24º BPM/I, Dr. José Gregório Barreto, Delegado de Policia e o Promotor de Justiça Nelson de Barros O’Reilly Filho.
Na ocasião foram tratados diversos assuntos, entre eles os roubos ocorridos na cidade durante o mês de janeiro, sendo ainda repassadas diversas orientações à comunidade, atitudes simples mais que podem evitar que outras pessoas sejam vitimas deste tipo de crime.

Outro assunto levado ao ar pelos participantes do programa “Rotativa no Ar” foi o Projeto “Redescobrindo o Santo Antônio”, que tem por objetivo ser uma escuta social dos moradores do local, conhecendo os problemas e, em um esforço conjunto de CONSEG, Prefeitura Municipal e Órgãos ligados a Segurança Pública, adotar providências no sentido de buscar soluções para as adversidades encontradas.


24º BPM/I - DOIS HOMENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS EM ESPÍRITO SANTO DO PINHAL.

Durante patrulhamento pelo Jardim Monte Alegre, proximidades da Rodovia SP 346, Policiais Militares de Espirito Santo do Pinhal, área do 24º BPM/I, suspeitaram do comportamento de dois homens que ocupavam uma moto Honda NX-4 Falcon, os quais ao perceberem a presença dos militares tentaram fugir, porém foram acompanhados, sendo que durante a fuga o passageiro arremessou uma sacola no acostamento da via. Os suspeitos foram alcançados e abordados, sendo localizados 02 (dois) pinos com cocaína no bolso da bermuda do motorista, além de uma pequena quantia em dinheiro. Com o apoio das demais equipes de serviço foi feito uma vistoria no acostamento da via, onde o passageiro havia dispensado um objeto, sendo localizado a sacola, que continha em seu interior 01 (um) tablete de maconha embalado em fita adesiva e outros pedaços da mesma droga, que juntos pesaram um quilo,  além de (08) oito pinos com cocaína. Os infratores foram presos em flagrante e apresentados na delegacia de Policia, junto com a droga, onde acabaram recolhidos a Cadeia Pública de São João da Boa Vista, sendo a droga apreendida.



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

POLÍCIA MILITAR PARTICIPA DO PROJETO "ESCUTA SOCIAL"

    A Polícia Militar, na noite do dia 27 de janeiro, participou de mais uma ESCUTA SOCIAL, na Escola Estadual Monsenhor Antônio David, no bairro Santo Antônio, em São João da Boa Vista/SP. Este trabalho tem por objetivo divulgar para a comunidade local, o projeto denominado “REDESCOBRINDO O SANTO ANTONIO”. O evento contou com a participação da comunidade e representantes do Conseg, Ministério Público, Polícia Civil, Prefeitura e Câmara Municipal.




quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DEINTER -9 REALIZA VISITA AO COMANDANTE DO COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR NOVE, AOS CMT DAS OPM SUBORDINADAS AO CPI-9 E AOS OFICIAIS DA SEDE DO CPI-9

Nesta 4ª feira, 28 de janeiro de 2015, na sede do Comando de Policiamento do Interior - nove, o Sr Coronel de Polícia Militar, HUMBERTO GOUVEA FIGUEIREDO, recebeu a visita do Dr Paulo Afonso Bicudo, DEINTER-9  o qual veio acompanhado do Dr Zago, DD Delegado Divisionario do Departamento.
Participaram  também da reunião os Comandantes das OPMs subordinadas ao CPI-9, além dos Oficiais da Sede do CPI-9.
Na ocasião foram tratados assuntos atinentes a Segurança Pública, discutindo os rumos que as Instituições devem pautar em Piracicaba e Região, para melhorar o modelo que ai esta, falou-se também na manuteção das tratativas já em andamento e o estreitamento das relações das Polícias Ostensiva e a Judiciária, visando o bem comum da sociedade no tocante a Segurança Pública 





















Seção de Comunicação Social do CPI-9

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CIDADE DE CORDEIRÓPOLIS


                         Dia 21/01 foi realizada na cidade de Cordeirópolis, Audiência Pública foram tratados assuntos atinente à Segurança Pública no município. Iniciando com a apresentação de indicadores de produtividade e  os índices criminais dos últimos três meses  da cidade de Limeira. Também foi exposto as ações que os comandantes pretendem implementar para melhorar as condições de segurança na cidade. Em seguida abriu-se a palavra aos presentes para a apresentação de comentários, críticas e sugestões. 

                 A Audiência Pública é uma ação do 36º BPM/I que tem por propósito prestar contas do trabalho desenvolvido pela PMESP na região, bem como para promover a aproximação com a comunidade. 











Seção de Comunicação Social do CPI-9

PM EM FOCO 36ºBPM/I








Emoção na solenidade de troca de comando


               Esta semana na condição de comandante do 36º BPM/I compareci à solenidade de posse do novo comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Ricardo Gambaroni. Foi um momento bastante especial e trouxe à baila muita emoção e recordações.

              A troca de comando na PMESP tradicionalmente acontece na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, instituição de ensino superior que forma os futuros comandantes da Polícia Militar.

              A solenidade sempre é muito prestigiada e conta com a presença de diversas autoridades, dentre elas o governador do Estado e o secretário de Segurança Pública .

              Essa emoção  explica-se  por retornar à  “casa mãe”  como carinhosamente os oficiais referem-se a academia, pois entre os oficiais esse é um traço comum à  formação acadêmica e curricular, ou seja todos têm a mesma origem. Estudamos juntos por vários anos e inevitavelmente é construída uma relação fraternal que vai perdurar ao longo de toda a carreira.

              Particularmente a mim foi bastante interessante essa solenidade pois fui contemporâneo do atual novo comandante, enquanto ele estava no último ano da formação ao oficialato, eu ingressava na academia e dava meus primeiros passos rumo ao oficialato.

              A formatura de posse em si é emocionante.  À medida que sua configuração é composta de vários segmentos de tropa formada, que são representativos das diversas unidades operacionais da polícia militar, há um grupamento de estandartes das demais unidades existentes criando um espetáculo de plástica muito exuberante, aliado a um desfile militar impecável, demonstrações inequívocas de hierarquia e disciplina que são basilares das instituições militares.

             Essa formatura militar evoca uma gama enorme de recordações do tempo de caserna: a juventude, as novas e duradouras amizades, o aprendizado das disciplinas policiais militares.

             Estar presente nessa solenidade de posse do novo comandante geral foi uma experiência rica, em razão de tantas recordações e emoções que voltaram à tona e, principalmente, também pela inequívoca certeza de que a Polícia Militar está mais uma vez  em excelentes mãos, pois essas mãos estão irmanadas com outras tantas que estão compromissadas em busca da construção do futuro da instituição; porém essas mãos também estão irmanadas com mãos que deixam o comando pois trouxeram do passado ao presente essa valorosa Polícia Militar.

             As diretrizes institucionais do mais absoluto respeito aos Direitos Humanos, política pela qualidade e Polícia Comunitária, estiveram presentes no discurso de posse deste e de tantos outros comandantes gerais e estarão ainda no futuro, pois o que se vislumbra à Polícia Militar paulista é sempre muito trabalho na prestação de serviço para proteção da população.

           Em plena vigência do século XXI, a Polícia Militar sempre busca estar À frente de seu tempo e já prepara-se para completar em breve 200 anos de existência, tão jovial e contemporânea ao mundo tecnológico em que vivemos, porém com fortes valores institucionais. Parabéns e mais sucesso ao novo comandante geral da Polícia Militar. As mãos dos oficiais e praças do 36º BPM/I estão irmanadas com as suas.
(Matéria publicada no jornal Gazeta de Limeira edição de 19 de janeiro de 2015, página 5.)

 
CLAUDIO ROBERTO SORGE
  Comandante do 36º BPM/I





SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CPI-9






segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SOLENIDADE DE VALORIZAÇÃO DO PM E OCORRÊNCIA DESTAQUE-36ºBPM/I

 A  Solenidade de Valorização Policial Militar, organizada pela 5ºCia/Pm, do 36ºBPM/I ocorreu no dia 19JAN15 na cidade de Limeira no prédio da CIESP, foram Homenageados o Policial destaque do mês de dezembro, Ocorrência Destaque do mês de Dezembro . 



"ESCLARECIMENTO SOBRE A HONRARIA “PM DO MÊS"

                   Publicada através da Nota de Instrução nº PM5-001/51/01, disciplina critérios para a escolha do Policial Militar e da Ocorrência que se destacaram ao longo de cada mês na área do Batalhão. Essa sistemática vai ao encontro das diretrizes gerais do Comando Geral da Polícia Militar, entre elas a valorização do Policial, de forma a estimular, reconhecer e premiar aqueles colaboradores que se destacaram no exercício das suas funções, independentemente de sua área de atuação.

 PM DO MÊS DE DEZEMBRO/14 
1º Tenente PM Theo, – SD PM  PAULO JOSÉ CAVALCANTI e família e o Comandante Interino do 36ºBPM/I, Major PM Denílson Natal Colombo.

2º Sargento PM Vilela, – Soldado  PM  PAULO JOSÉ CAVALCANTI e família.



Ocorrência de Destaque do mês de Dezembro da 5ªCia/PM
Cap PM Roney  juntamente com o Maj PM Colombo fazem  entrega dos certificados aos Policiais,   Cabo PM ANTONIO VICENTE RABELO  (representado pelo 1º Tenente PM Theo) e Soldado PM MARCOS ANTONIO CORDASSO DOS PASSOS ( da direita para esquerda: Cap PM Roney, 1ºTenente PM Theo, Soldado PM Marcos Antônio Cordasso dos Passos e Major PM Denílson Natal Colombo.)



Ocorrência Destaque na Área do Batalhão no mês de Dezembro/2014.
ESCLARECIMENTO SOBRE A HONRARIA “OCORRÊNCIA DESTAQUE”.
                      Instituída através da Ordem de Serviço N° SUBCMTPM- 095/07 – CIRCULAR, pauta-se por destacar as ações policiais cujos resultados vão além do emprego de técnicas de policiamento, dependendo muitas vezes da perspicácia, persistência, dedicação, tirocínio e elevado senso profissional do policial militar que está prestando seu atendimento. Enfatizar e enaltecer os policiais militares que se destacam na participação dessas ocorrências é muito mais que uma obrigação de reconhecimento público, é uma forma de exemplificar a todos integrantes da Instituição os bons profissionais, que atuam diariamente no combate a criminalidade em prol da sociedade. Os atuais sistemas eletrônicos tornam fáceis e rápidas a comunicação, fator primordial à divulgação desses fatos que enaltecem e engrandecem nossa Instituição
Capitão PM Porcídio da Silva Neto, Soldado PM ALAN DIAS DE OLIVEIRA e família, Cabo PM  JEAN CARLOS DA SILVA RODRIGUES e família e Major PM Denílson Natal Colombo .


PALAVRAS DO COMANDANTE INTERINO DO 36ºBPMI, MAJOR PM DENILSON NATAL COLOMBO.



Seção de Comunicação Social do CPI-9.

SOLENIDADE CÍVICA SEMANAL DO 36ºBPM/I

                  Na manhã de terça-feira(20/01) por volta das 09:00 horas, foi realizado no 36º BPM/I, sob Comando do Major PM Denílson Natal Colombo, a tradicional solenidade cívico militar semanal, oportunidade em que foi homenageado o PM 2ª Classe Destaque do Mês de Dezembro/2014, da Escola Superior de Soldados do 36ºBPM/I.
                 Agradecemos também a presença do Sr Benedito Vieira da Silva na função de Capelão voluntário, que sempre nos presenteia com sua palavras de conforto






Palavras do Capelão


O Comandante Interino do 36ºBPM/I, Major PM Denílson Natal Colombo, entrega a Honraria de PM destaque da Escola Superior de Soldados do 36ºBPM/I ao Sd PM 2ª Cl 148319-6 GUSTAVO GARBUIO

Palavras do Comandante











Seção de Comunicação Social do CPI-9.

PM EM FOCO 36ºBPM/I

                             




Intervenção Policial, solução para os problemas da sociedade?
Quase que diariamente acompanhamos discussões, às vezes até acaloradas, sobre a segurança pública em nossa região. Tema de extrema importância, assim como Saúde e Educação, a sensação de segurança traz tranquilidade e contribui de maneira impar para o bem estar de toda comunidade.

E como a polícia pode contribuir para que a sociedade organizada tenha condição de focar suas energias em atividades que promovam o crescimento social, econômico e cultural. Cumprindo o papel constitucional a ela atribuída.

Para uma reflexão, permitam-me fazer um paralelo entre o médico e o policial. O médico, durante toda a sua carreira trabalha incessantemente para restabelecer a saúde das pessoas, quer seja através de orientações simples em consultas, prescrição de medicamentos chegando à realização de cirurgias de extrema complexidade; utiliza de todos os meios para que a saúde de seu paciente volte aos níveis desejados de boa saúde. E quando ocorrem epidemias, o que é feito? Contratam-se mais e mais médicos ou se procura a origem da doença para combatê-la e evitar que outras pessoas sejam acometidas do mesmo mal?  

E quando uma sociedade está doente, com problemas na saúde, educação, princípios familiares, falta de credo religioso, desemprego, procura-se a cura ou contrata-se mais “médicos”.

Semana passada li, num diário local, a cobrança por parte de um leitor sobre a ausência das policiais em fiscalizar crianças e adolescentes que se utilizam de “cerol” quando empinam pipas nas ruas. Todas as noites em nossa cidade, diversas ligações são realizadas para o telefone 190 da Polícia Militar dando conta de briga entre marido e mulher. Os policiais militares são interpelados quase que diariamente pela população, cobrando providências sobre veículos estacionados em locais proibidos. E a perturbação do sossego, campeão de solicitações nos finais de semana. Pedintes nos semáforos da cidade também faz parte da lista de solicitações. Jovens adolescentes, muitos deles com 12 anos de vida ou menos, se entregam ao vício da bebida e das drogas sem nenhum controle por parte dos pais ou responsabilização dos seus atos.

Quando a Polícia Militar é acionada uma equipe é deslocada para trazer solução para aquele problema, naquele momento acontece a intervenção policial. Claro que cada caso é um caso, mas o que se esperar das forças de segurança quando encontram jovens de 12 anos, drogados, embriagados e muitas vezes praticando atos obscenos. O que se esperar das forças de segurança quando encontram esposas sendo agredidas pelos maridos. O que se esperar das forças de segurança quando se deslocam e encontram jovens sem perspectiva nenhuma, sendo arrebatados pelo tráfico de drogas.

Golpes de seguro por cidadãos “de bem”, corrupção em todos os níveis sociais, uso de drogas em instituições de ensino, violência doméstica, descumprimento das regras de trânsito, falta de respeito com as pessoas em especial com os de idade mais avançada, tudo isso pode ser considerado apenas um “resfriado” ou pode ser o princípio de uma “pneumonia”.

Qual a sua opção? Contratar um número infinito de policiais ou começarmos a tratar as doenças que destroem a sociedade.
(Matéria publicada no jornal Gazeta de Limeira edição de 26 de janeiro de 2015, página 6.)


Marcos Eduardo Rodrigues. Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo; (bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB; mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo – CAES. Comandante da 5ª Cia/PM do 36º BPM/I.)


Seção de Comunicação Social CPI-9

SOLENIDADE CÍVICA SEMANAL DO 36ºBPM/I

 Na manhã de terça feira (20/01) por volta das 09:00 horas, foi realizada na sede do 36º BPM/I a tradicional solenidade semanal com a participação dos alunos do curso de formação de soldados e de uma representação do efetivo do Batalhão. A solenidade foi comandada pelo Major PM Colombo, comandante interino do Batalhão.                 

A solenidade contou aida com a presença do Senhor  Benedito Vieira da Silva na função de Capelão voluntário, que sempre presenteia a Unidade com palavras de conforto.



PALAVRAS DO CAPELÃO

Aluno destaque do mês de dezembro de 2014, o Sd PM 2ª Classe GUSTAVO GARBUIO


O Comandante Interino do 36ºBPM/I, MAJOR PM DENILSON NATAL COLOMBO, FAZ A ENTREGA DO CERTIFICADO AO SOLDADO PM 2ª Classe GUSTAVO GARBUIO

PALAVRAS DO COMANDANTE









Seção de Comunicação Social do CPI-9

AÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR

No dia 04 de junho, foi realizado uma ação social por policiais do 24º BPM/I, para assistir uma família com cinco crianças de São João da B...