segunda-feira, 6 de junho de 2016

HOMENAGEM À POLICIAL NÚMERO 1 DO PROERD


                               Policial de Piracicaba é a número 1 do Proerd


          Crédito: Christiano Diehl Neto

A Policial Militar Feminino (PMF), Sandra de Almeida Pinheiro, 43 anos de idade, do 10º Batalhão de Piracicaba, instruiu, no ano passado, 3.364 crianças inscritas no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A determinação da PM rendeu a ela o primeiro lugar no ranking dos instrutores que tiveram destaque na formação de crianças em 2015.
Na última sexta-feira (3), a cabo/PM Sandra recebeu um certificado de agradecimento, na Assembleia Legislativa, em São Paulo, entregue pelo coronel/PM Álvaro Camilo (deputado estadual pelo PSD) e pelo coordenador do Proerd no Estado, Ernesto Puglia Neto.
Foi, também, a comemoração dos 23 anos do programa educacional no Estado de São Paulo. Para ser instrutor do Proerd, o policial militar tem de ser disciplinado, não ingerir bebida alcoólica e não fumar. Dentro da sala de aula, ele trabalha desarmado.
Toda criança que participa do Proerd, quando do encerramento, no dia da formatura, faz um juramento, se comprometendo a dizer não às drogas e à violência. Em Piracicaba, no ano passado, cerca de 50 escolas municipais, estaduais e particulares foram alcançadas pelas aulas.
Só Sandra ministrou para 16 escolas. Os outros dois instrutores, PMs cabo Araújo e soldado Anderson, também tiveram essa média de escolas para aplicar o programa.
De acordo com a cabo Sandra, muitas crianças que têm usuários de drogas em suas famílias entram de uma forma e saem de outra. “Há casos em que os pais são usuários e os filhos moram com parentes. Depois do programa, esses filhos aprendem a compreender melhor seus familiares”, declara.
“Tentamos passar a eles que não foram abandonados, mas que seus pais estão doentes. Por isso, tiveram de ser afastados deles. E as crianças entendem”. O subcomandante do Batalhão, Willians de Cerqueira Leite Martins, que a acompanhou a São Paulo, também com o PM Buso, disse que o Proerd prioriza os valores da cidadania, promovendo a cultura da Paz.
O 10º Batalhão é comandado pelo tenente-coronel Marcos Antonio Félix, que também mantém o programa em outras cidades da região.
Por Ana Cristina Andrade - Jornal Gazeta de Piracicaba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR

No dia 04 de junho, foi realizado uma ação social por policiais do 24º BPM/I, para assistir uma família com cinco crianças de São João da B...