Criado em 25 de setembro de 1991, o Canil Setorial do 10ºBPM/I esta locado desde a sua criação na Rua Américo Vespúcio, nº 438, anexo a sede do CPI-9 em Piracicaba/SP.
O Canil de Piracicaba começou a sua história com 04 cães da raça Pastor Alemão, 04 policiais militares, que foram treinados pelo Canil Central da PMESP e à época, contava com 10 boxes para acolher os cães. Tinham sua atuação no patrulhamento preventivo e ostensivo.
Por volta do ano de 2002, foram treinados os primeiros 02 cães da raça Pastor Belga de Malinois para utilização na busca e localização de drogas (Maconha, Crack e Cocaína), ampliando assim suas as atividades.
Nos dias de hoje o Canil, conta com policiais cinotécnicos e auxiliar veterinário, que são responsáveis pelo adestramento dos cães de policiamento, de dupla função bem como na manutenção da saúde dos cães e dos 06 cães filhotes em treinamentos que desempenharão a dupla função (patrulhamento e busca de entorpecentes), conta ainda com 17 boxes, sala veterinária, sala de treinamento controlado, depósito de ração e sala de matérias de adestramento.
Os policias do Canil são exaustivamente exigidos em sua capacitação, treinamento, adestramento e aprimoramento contínuo de seus cursos, sempre buscando a perfeição em seus trabalhos, tudo isso se tem início na habilitação e treinamento em conduzir cães policiais através do curso de Cinotecnia e curso de emprego de cães farejadores oferecido pelo Canil Central, e outros cursos que os policiais frequentam extra corporação.
O Canil atua em modalidade especializada, com a utilização de cães em diferentes frentes, nas atuações de distúrbios civis, policiamento em eventos (campo de futebol, eventos públicos de grande aglomeração de pessoas), no combate ao tráfico de drogas, demonstração de cunho social, entre outras; o cão hoje é uma ferramenta essencial de apoio a todas as instituições de seguranças (Polícia Federal, Polícia Rodoviária, GAECO, etc...), tendo sua atuação principal em Piracicaba, estendendo a toda área do CPI-9. PARABÉNS CANIL!!!
#podeconfiarpmesp
Comunicação Social do 10º BPM/I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário