A Polícia Militar presta serviços à comunidade piracicabana desde 08 de agosto de 1901, quando aqui foi instalado o Destacamento de Polícia subordinado à 2ª Companhia do 8º Batalhão de Caçadores, da cidade de Campinas, da então Força Pública do Estado de São Paulo. Em 1970, o Destacamento tornou-se a 3ª companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior (8º BPMI), sendo o seu efetivo composto pelos componentes sediados em Piracicaba, bem como da extinta Guarda Civil do Estado de São Paulo.
Ainda em 1970, a Companhia desvinculou-se do 8º BPMI de Campinas e tornou-se a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª Cia Ind PM), tendo como comandante o então Capitão PM Sérgio Mônaco.
Em 16 de janeiro de 1976, a 4ª Companhia Independente transformou-se no Décimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, tendo como primeiro Comandante da unidade o Tenente Coronel PM Osvaldo Rodrigues Pinto.
Hoje, o Décimo Batalhão possui 05 (cinco) Companhias territoriais de policiamento e uma Companhia de Força Tática, possuindo circunscrição em 11 (onze) municípios.
Piracicaba sedia a 1ª, 4ª e 5ª Companhias e a Companhia de Força Tática; a 2ª Companhia, sediada em Capivari, abrange também Saltinho, Rio das Pedras, Mombuca, Rafard e Elias Fausto, e a 3ª Companhia, sediada em São Pedro, compreende os municípios de Santa Maria da Serra, Charqueada e Águas de São Pedro.
Alinhados com as estratégias operacionais da Instituição, os policiais militares que trabalham no 10ºBPMI nos diversos programas de policiamento (Radiopatrulha, policiamento a pé, Ronda Escolar, Força Tática, Rondas com Motocicletas, Canil e Patrulha Rural), buscam, diuturnamente, atender com presteza a população, combater a criminalidade e aplicar a lei.
Somente no ano de 2017, foram abordadas mais de 160 mil pessoas e atendidas mais de 27 mil ocorrências, que resultaram na prisão de 1.064 pessoas em flagrante delito, na apreensão de 106 armas de fogo e de, aproximadamente 1.400 kg de entorpecentes.
Atendendo à filosofia de polícia comunitária, o 10ºBPMI desenvolve ainda o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e, desde sua criação, há 18 anos, o PROERD já formou mais de 65 mil crianças de escolas públicas e particulares de toda a região.
O 10º BPMI também atende aos pedidos de policiamento ostensivo para eventos, como o Campeonato Paulista de Futebol, Festas do Peão, das Nações, Carnaval de Rua, eleições, abertura do comércio à noite no mês de dezembro, além de outras necessidades da comunidade local.
Toda essa dedicação garantiu ao 10º BPMI, no ano de 2017, o Troféu em Grau Bronze do “Prêmio Polícia Militar da Qualidade”, após a unidade passar por avaliações rígidas e atingir a tão merecida qualificação, fruto do empenho individual de cada policial militar de nossa unidade.
No dia 16 de janeiro de 2018, o 10º BPM/I realizará operações em toda sua área de atuação, intensificando o patrulhamento preventivo, empenhando todas as modalidades de policiamento, visando aumentar a proteção da sociedade, fazendo com que a população de bem tenha mais conforto e tranqüilidade, seja trabalhando ou em seus momentos de lazer.
O Comandante do 10º BPMI, Tenente Coronel PM Cerqueira Leite, Oficiais e Praças, agradecem aos demais Órgãos Públicos, a imprensa e a todos os segmentos da sociedade que, direta ou indiretamente contribuem para que a missão constitucional da Polícia Militar continue sendo desempenhada, com presteza e eficiência, em Piracicaba e região; e se coloca a disposição de todos os cidadãos através de nosso telefone de emergência 190, sempre que precisarem. Polícia Militar, você pode confiar!
#IssoéPM
#podeconfiarpmesp
Comunicação Social do 10º BPM/I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário